quinta-feira, 17 de março de 2016

Windows EventID 4688 (Process Creation) - Adicionando comando todo no evento

Como muitos sabem, temos investido bastante tempo e pesquisa nos eventos do Windows (EventIDs) aqui na Clavis. No caso, um que chama atenção por fornecer bastante informação é o eventid 4688, que se refere a criação de novos processos, o qual muito utilizado por um atacante com acesso a máquina.



Se repararmos nesse evento, notaremos que a parte do Command Line está vazia, pois essa opção não sei por qual motivo não vem habilitada por padrão e ela que realmente faz todo o diferencial para um analista de segurança diferenciar comandos maliciosos ou não (logicamente exemplo bem simplista aqui).

Abaixo duas tabelas baseados apenas no NewProcess e no CommandLine completo para os mesmos eventos, isso em uma máquina laboratório com minimo acesso no momento, porém máquina de testes. Da pra se notar como a quantidade de informação é BEM diferentes com e sem o KB, lembrando que as infos se completam, pois no New Process Name tem o Path completo do caminho, o que pode ser o indicador do processo malicioso também.


Mapeando somente Novo Processo



Mapeando o Command Line



Para ter essa opção, precisa instalar um kb e habilitar após isso no template para envio do comando completo. Abaixo os links possuem isso muito bem explicado.

Caso faça monitoramento dos novos processos, certamente aplicar esse KB é bem interessante e se não faz o uso de monitorar esse evento, realmente recomendo. Nós utilizamos para armazenar o Elastic Stack no caso.


E para finalizar, não sei porque esse kb e templates não vem habilatidos por padrão, será consumo de recursos ? ** Atualizado - Bem lembrado pelo Sieira, algumas aplicações infelizmente chamam o command line com usuario/senha e vem desabilitado por padrão.



Happy Detection!

Rodrigo "Sp0oKeR" Montoro

Nenhum comentário: